Consumidores defendem “estudo de qualidade” da água que jorra da nascente em Fundura

Conforme disse José Monteiro à Inforpress, que foi da zona de Achada Lém para apanhar a água que está a jorrar da nascente e que corre pela estrada abaixo sem nenhum aproveitamento, a água é “boa”, pois possui “todos os nutrientes necessários para o consumo”.

“É uma água natural e sem ser disso ajuda a poupar algum dinheiro, pois em vez das pessoas comprarem água engarrafada para beber é só dirigir a este local e encher as suas garrafas”, disse a mesma fonte, reforçando que ele conseguiu uma grande quantidade de água o que já possui um certo impacto financeiro.

Questionado se os consumidores possuem alguma informação sobre a qualidade desta água, este diz que não, pois até então não foi realizado nenhum estudo, mesmo que seja uma água que surge nesta localidade sempre que chove em abundância.

E, não obstante, ao estudo, destacou que esta água não é aproveitada a não ser pelos moradores das zonas próximas que a aproveitam para consumirem, porque a maior parte da água corre pela estrada e perde-se pela via abaixo, visto que nem os terrenos próximos necessitam de água neste momento.

Sendo assim, defende que deveria ser feito um estudo sobre a qualidade dessa água, mas também que seria importante pensar numa forma de a aproveitar, tendo em conta que o País depende das chuvas para ter abundância de água e com um melhor aproveitamento da água que se desperdiça na época das chuvas seria possível minimizar a falta de água nas épocas de escassez.

Entretanto, deixou claro que em sua mente não possui nenhuma solução, mas acredita que os dirigentes do País poderiam sentar-se à mesa e pensar em estratégias para aproveitar as águas que se desperdiçam após as chuvas e que depois, caso não houver chuvas a sociedade é fustigada pela crise de água para o consumo e dos animais.

Próxima à nascente, vive Isaurinda Garcia, uma moradora da localidade que confirmou a movimentação das pessoas junto ao local, principalmente das zonas próximas e mesmo de pessoas que passam nesta via e param no local para encherem as suas garrafas ou matarem a sede com a água natural.

Esta moradora contou que há muito que essa água se jorra no local, desde que a chuva seja abundante.

Este ano, avançou que como a chuva veio mais cedo, já desde o passado mês de Agosto estão a aproveitar esta água para beber e cozinhar, porque para os outros afazeres, confirmou que conseguiram reter água de chuva suficiente.

Com esta água, realçou que é possível poupar algum dinheiro que é canalizado para outras despesas.

Isaurinda Garcia não ter conhecimento se existe algum estudo, mas caso não existe esse tal estudo corrobora da mesma opinião do José Monteiro, justificando que quando se chove todo o mundo nos arredores preferem usar esta água do que comprar, sem contar que muitas famílias às vezes nem usam água engarrafada para beber.

Entretanto, evidenciou que nunca ouviu falar de ninguém que teve algum mal-estar por consumir esta água, que também defende que está a ser mal aproveitada, pois, os terrenos estão bem molhados, as famílias já conseguiram reter nas cisternas uma boa quantidade de água das chuvas, demonstrando assim que esta água só está a ser utilizada para beber e algumas pessoas aproveitam para cozinhar.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias