Ano escolar de 2023/ 2024: PAICV alerta que por falta de ações preventivas persistem problemas de insegurança nas escolas

Impõe-se a implementação efetiva do Estatuto de carreira do pessoal Docente para a introdução de normativos regulamentares essenciais à carreira, como por exemplo o concurso para o seu desenvolvimento. O Governo mantém congelado esse estatuto desde 2016 e está sistematicamente a adiar respostas urgentes”, afirmou a conferencista.

De acordo com Paula Moeda, o PAICV estará pronto a apoiar e a viabilizar todas as medidas em abono da qualidade educativa para se assegurar uma Educação inclusiva, equitativa e promover oportunidades de aprendizagem para todos.
A pensar nisso, defendeu que é preciso avançar mais na criação de todas as condições para uma verdadeira inclusão de alunas com necessidades educativas especiais.

É preciso e urgente rever o sistema de agrupamento escolar, o rácio aluno turma, o transporte escolar, o sistema de atribuição de bolsas de estudo, as cantinas escolares, lares para estudantes A ação social educativa precisa também de uma reorientação para poder estar em melhores condições de apoiar alunos que necessitam dela. O governo processa ainda de resolver os problemas com manuais escolares, fazer a manutenção e conservação das escolas, acabar com o abandono escolar, melhorar significativamente o sistema de avaliação e de certificação”, sugeriu em termos de políticas alternativas para o sector da Educação.

A parlamentar do maior partido da oposição advertiu ainda que se está aquém de certos parâmetros e não se chegará à excelência através de promessas incumpridas e dos discursos políticos sem consequências.

Moeda acrescentou que neste novo ano letivo o Sector Educativo deve ser capaz de ir mais longe, melhorando os níveis de aprendizagem dos alunos e as competências dos professores, bem como as condições laborais essenciais a um bom desempenho e a maior dignidade que se deseja na carreira docente.

“ O PAICV tem um papel importante a desempenhar face a difícil situação em que o país se encontra e os cabo-Verdianos sabem que para este partido o país está sempre em primeiro lugar”, garantiu.

Paula moeda não deixou de saudar, no arranque do ano escolar de 2023/ 2024, os alunos, professores, gestores, funcionários, pais e encarregados de educação, bem como toda a cadeia de valores que integra a Educação em todos os rincões de Cabo Verde, de Santo Antão à Brava.

Auguramos sucesso escolar a todos os que integram o contingente do ano letivo 2023/2024, em todos níveis de ensino e manifestamos o total apoio do PAICV que continuará a estar sempre do lado dos educandos e dos educadores de Cabo Verde”, enfatizou.

Categoria:Noticias