Presidente da Alemanha celebra democracia e apela à cooperação em sessão solene na Assembleia Nacional de Cabo Verde
“Na Alemanha, comemorámos ontem, dia 3 de Outubro, o nosso feriado nacional e a reunificação dos dois Estados alemães. […] Cabo Verde dispõe de um sistema multipartidário desde 1991 e a estabilidade e a cultura política do vosso país merecem o meu grande respeito,” disse Steinmeier, desenhando um paralelo entre as jornadas democráticas das duas nações e expressando uma “sincera admiração” pela estabilidade política cabo-verdiana.
Reconhecendo semelhanças na trajectória democrática dos dois países, o Presidente alemão referiu uma anterior cooperação parlamentar estabelecida em 2004 e expressou um desejo veemente de fortalecimento contínuo desse relacionamento.
“Ficaria muito contente se a minha visita servisse como impulso para continuar a reforçar esta cooperação parlamentar”, declarou, fazendo referência ao protocolo assinado entre a Assembleia Nacional de Cabo Verde e o Bundestag Alemão, que visa “contribuir de forma especial para o reforço da democracia”.
Numa era marcada por desafios ao sistema democrático global, Steinmeier dirigiu-se contra o populismo e a hostilização das democracias.
“E digo-o também face à hostilização das democracias a partir de dentro que estamos actualmente a presenciar em todo o mundo, […] A história do meu país, em particular, mostra-nos que o populismo jamais nos ajuda a resolver os problemas do futuro”, advertiu, pedindo um empenho conjunto na protecção e defesa dos valores democráticos.
Reforçando uma mensagem de solidariedade e união, o Presidente alemão sublinhou: “Os nossos países estão unidos por valores comuns e por objectivos comuns, e temos uma visão muito semelhante do mundo, no que respeita à protecção do clima, à importância das parcerias internacionais, à defesa da democracia. Unidos enfrentamos os desafios globais”.
“Agradeço-vos a título pessoal pela vossa hospitalidade, pela ‘morabeza’ enaltecida no mundo inteiro e pelo caloroso acolhimento nas vossas ilhas lindas e diversificadas. […] Vamos juntos lançar mãos à obra e vencer juntos os desafios que temos pela frente. Ou, como diriam em crioulo: Djunta-mon”, finalizou.
O Presidente da República Federal da Alemanha chegou esta terça-feira à noite a Cabo Verde para uma visita oficial de dois dias.
Frank-Walter Steinmeier, foi na manhã de hoje condecorado pelo chefe de Estado cabo-verdiano, José Maria Neves, com o primeiro grau da Ordem Amílcar Cabral, em reconhecimento pelo seu empenho em elevar as relações de amizade e cooperação entre os dois países.
A agenda na capital do país terá, além desta Sessão Solene, um encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Na quinta-feira, o Presidente alemão visitará a cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, onde participará no lançamento da primeira pedra do novo edifício do laboratório do Observatório do Ambiente de Cabo Verde (CVAO). A Semana com Inforpress