Profissionais de música iniciam formação sobre “Linguagem Musical nas Comunidades”

O evento, patrocinado pela Agência Espanhola de Cooperação formação é, segundo o conselheiro cultural da Embaixada de Espanha, Fernando Criado, uma iniciativa daquela representação diplomática, em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, conduzido em conjunto com a Cesária Évora Academia de Artes e o programa Bolsa de Acesso à Cultura.

Em declarações à imprensa, o representante da embaixada de Espanha realçou que dentro de semanas será assinada com os parceiros uma “Carta Compromisso” para o financiamento da formação em cultura.

“No ano passado fizemos uma formação similar com crianças e desta feita vai-se formar formadores para multiplicar a formação na área da linguagem musical nas comunidades”, disse, salientando que esta acção de formação vai dotar os participantes de maiores ferramentas para ensino de música.

Já a coordenadora da Cesária Évora Academia de Artes, Lígia Timas, afirmou que com a assinatura da “Carta Compromisso” a academia vai a partir de agora trabalhar para elaborar diagnósticos e ter resultados a nível de formação musical, que pensam expandir a outras ilhas.

“Este é para nós o início de expandirmos a nível da literacia do universo da música para todas as pessoas que tenham prática de ensino nesta área. Agora vão começar a aprender as notas e depois daremos continuidade ao trabalho”, disse Lígia Timas.

Na ocasião, o professor de música e licenciado no Piano Xavier Turegano explicou que o que vai fazer é ensinar a ler a música, uma linguagem universal, que todos compreendem por saber ler a nota que é: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

“É um tipo de ensino que, para pessoas que tocam, seja ensinada em duas semanas. Queremos que todas as comunidades ensinem a música escrita e não apenas por ouvir”, ressaltou.

A formação, que acontece na Sala de Multimédia da BNCV, é destinada a formadores do
programa BA-Cultura e terá a duração de dez dias para que aprendam a linguagem musical nas comunidades.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias