São Miguel: Moradores da comunidade dos Rabelados acreditam numa “nova era” com os investimentos que têm recebido

Esta declaração foi feita hoje à imprensa pela moradora Mariana Gomes, que falou em nome dos moradores do povoado aquando da inauguração da estrada de acesso à comunidade, a praceta e um parque infantil, realçando que estas infraestruturas são uma “mais-valia” para os moradores e todos os que querem se aproximar para investir na zona.

Segundo esta moradora, antigamente ninguém sonhava que esta aldeia chegava a este patamar, mas hoje, a inauguração desta estrada foi uma peça que “complementou” a felicidade desta comunidade, pois, recordou que a estrada de acesso, além de estreita, não tinha óptimas condições para circulação de veículos e nem passeios para peões.

“Esta comunidade era a comunidade mais pobre do município, mas hoje não o é”, disse, justificando que os investimentos na educação, na formação e os sucessivos investimentos para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, desde o acesso à água, energia eléctrica, entre outros, são provas de que a localidade está a se desenvolver paulatinamente.

No acto da inauguração, durante o seu discurso, o presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, afirmou que esta comunidade está a ver os compromissos assumidos a serem realizados, considerando cada infraestrutura inaugurada com sendo uma “pedra colocada para o progresso e desenvolvimento da comunidade”.

O autarca também reconheceu que a comunidade hoje não tem nada a ver com o que era há 7 anos, avançando que isso é o resultado dos investimentos na educação, permitindo hoje a comunidade ter quadros em diversas áreas, mas também investimentos na disponibilidade de água domiciliar a todas as famílias, energia eléctrica, investimento nas habitações, melhoria do acesso, anunciando novos investimentos para um futuro próximo.

Esta via de acesso, conforme considerou o edil, é uma via de acesso moderna, idêntica às existentes nos principais centros urbanos do País, ou seja, uma estrada asfaltada com estacionamento, iluminação pública, sinalização de via, passeios para peões em pavês e o parque infantil para as crianças, destacando que também é moderno, além de ter ao lado um espaço para lazer.

Herménio Fernandes reconheceu, igualmente, que ainda há muitos desafios por vencer, mas que são compromissos que a autarquia e o Governo vão resolver, nomeadamente mais investimentos a nível da educação e acesso a instalações sanitárias.

Por seu turno, o ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos, lembrou que o Fundo do Turismo foi criado em 2016, e o município de São Miguel é dos poucos municípios que conseguiu utilizar a verba antes do final de 2026.
Segundo este governante, a decisão de utilizar esta verba nos municípios é uma forma de trabalhar no bem-estar da população nas comunidades e esta obra é mais uma prova disso.

Na área do turismo e do ambiente, anunciou que a visão do Governo é clara, pois pretende levar o turismo a todos os pontos do País e esta estrada, a praceta e o parque antes de ser para os turistas é para o bem da comunidade e vai influenciar o desenvolvimento da mesma.

Pois, justificou que não se pode desenvolver as comunidades de cada município e nem eliminar a pobreza extrema se não forem feitos investimentos em todos os municípios e nas localidades.

Categoria:Noticias