Cidade da Praia:Jovens recebem kits de auto-emprego avaliado em mais de três mil contos

A entrega, que decorreu na Cidade da Praia, faz parte, segundo o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, do Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo, criado em 2022, um projecto considerado “extremamente importante” pelo governante e que tem surtido efeito no mercado.

O também ministro das Finanças e do Fomento Empresarial avançou que, além de contemplar esses jovens com equipamentos para iniciar o próprio negócio, receberam também uma formação técnica e financeira, tendo em vista a criação de condições para alavancar o empreendedorismo em Cabo Verde.

Diante das várias entregas feitas este ano, Olavo Correia disse ser uma oportunidade de os jovens acederem aos equipamentos de trabalho e que pretende aumentar o caudal de investimento, alertando que a iniciativa não é uma “doação do Estado” ou uma prestação de solidariedade.

“Estamos a falar de cerca de 22 pessoas, mas por ano nós concedemos cerca de 300 kits. O objetivo da minha equipa é converter em um programa que possa atingir três mil pessoas”, adiantou, salientando que vai ser criado um Fundo de Conta Garantia e que a proposta já está a ser ultimada para que em 2024 possa beneficiar dois mil jovens.

O presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Paulo Santos, no seu discurso de abertura da cerimónia, assegurou que a entidade tem cumprido o papel de promover o bem-estar e a justiça social aos cabo-verdianos, apostando no empreendedorismo como uma via fundamental de combate ao desemprego em todas as ilhas.

“Temos percorrido Cabo Verde com este programa do fomento, de promoção e do acesso a inserção no mercado, no acesso ao rendimento e no combate principalmente à pobreza” sublinhou, assinalando o funcionamento do ecossistema com viabilidade eficácia e inovação.

Por seu lado, representando os beneficiados, Gelson Levy, vendedor de frutas, verduras e legumes, demonstrou-se contente ao receber um frigobar e mota elétrica, ferramentas que vão lhe permitir oferecer um melhor serviço aos seus clientes.

“Trabalhava na área, mas a vontade era criar o próprio negócio, então resolvi apostar no próprio negócio, neste momento sou dono da empresa Comercio Geral Levy, com sede em Achada Santo António”, relatou, adiantando que a perspectiva é ser um empreendedor de sucesso.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias