Câmara lança a 2ª edição do prémio literário-científico Dr. Henrique Teixeira de Sousa na abertura do “São Filipe Semana d´Arte”

A atribuição dos prémios literários Dr. Henrique Teixeira de Sousa e Pedro Monteiro Cardoso, ambos na sua segunda edição, segundo a edilidade de São Filipe, tem por finalidade resgatar e preservar a cultura e promover o desenvolvimento do território municipal.

Contrariamente ao prémio Pedro Cardoso, que visa prestigiar obras escritas em crioulo, variante da ilha do Fogo, o prémio literário-científico Dr. Henrique Teixeira de Sousa, cuja segunda edição é lançada hoje, não tem a obrigatoriedade de ser escrita na língua crioula, podendo ser apresentada em língua portuguesa, desde que tenha originalidade e ser inédito, sendo que o vencedor tem direito a um prémio de 200 mil escudos cabo-verdianos.

A primeira edição o prémio foi atribuído a Isaquiel Pina Barbosa Lobo, professor na escola secundária Pedro Verona Pires, com o romance “Tudo por Amor”, que foi escolhido entre três trabalhos concorrentes e que preenchia os critérios do concurso.

Para além do romance “Tudo pelo amor”, os outros dois trabalhos avaliados pelo júri foram o romance “Dacabalaio”, de Pablo Honório, e UCCLA II, de John de Deus, sendo que para a segunda edição a edilidade aguarda maior participação.

Além do anúncio da segunda edição do prêmio literário-científico Dr. Henrique Teixeira de Sousa, o primeiro dia da 7ª edição do “São Filipe Semana d´Arte” terá festa do milho na comunidade de Ponta Verde (norte) e gala de reconhecimento cultural em que 12 individualidades serão reconhecidas nas oito categorias, nomeadamente festas das Bandeiras e do reinado, música, teatro, artes plásticas, artesanato, carnaval, dança e gastronomia.

Ainda no primeiro dia da 7ª edição do “São Filipe Semana d´Arte”, a câmara fará a entrega do prémio literário-científico Dr. Henrique Teixeira de Sousa, primeira edição, ao vencedor.

A programação da sétima edição do “São Filipe Semana d´Arte”, que decorre de hoje, 01 de Novembro, até o próximo dia 07 de Novembro, inclui ainda actividades como “Street Art” com pinturas na avenida Amílcar Cabral e no Centro Cultural Armand Montrond, exposição de artesanatos, pinturas e fotografias.

O programa prevê, ainda, oficina de “artes em cabedal criativa”, oficina de estandartes e bandeiras dos ciclos carnavalescos e juninos, workshop “pernas de pau” e “estátuas vivas”, animação musical com actuação de grupo de dança, espetáculo com grupo Enigma e demonstração de estátua viva com o grupo de teatro Djadsal nos bairros de Congresso, Cobom, Lém (cidade) e Patim (sul) e São Jorge (Norte).

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias