Dia Mundial da Diabetes: Emprofac assinala efeméride com feira de saúde para seus colaboradores e empresas vizinhas

A actividade, que já vai na terceira edição, está assente, segundo a responsável da Unidade de Marketing e Comunicação, Virgínia Cruz, na responsabilidade social da empresa e na política de boa vizinhança.

“Convidamos os colaboradores a medirem os valores de glicemia, tensão arterial, índice de massa corporal, porque às vezes sabemos que muitas não dirigem aos postos de saúde para o controlo habitual, então trazemos estes rasteiros, um conjunto de variáveis para verem como é que anda a saúde”, afirmou.

A responsável assegurou que para além disso há uma outra vertente, a de sensibilização para a questão da diabetes, uma “doença séria”, que afecta “milhões de pessoas à volta do mundo e milhares em Cabo Verde”.

“Então é consciencializar as pessoas a fazerem aconselhamento nutricional, adotarem estilos de vida saudáveis, evitarem hábitos que realmente prejudiquem e que aumentam risco de ter diabetes, e a não deixarem a saúde em segundo plano”, acrescentou, afirmando que se pelo menos controlarem, pois trata-se de “factores controláveis”, estarão a dar “um passo em frente” na prevenção da diabetes e evitarem complicações.

Por seu lado, o enfermeiro, Jeremias Cabral, do Gabinete da Saúde da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), enquanto parceiro da iniciativa, recordou que a nível mundial é estimado que um em cada dez adultos de 18 a 29 anos têm diabetes.

Em Cabo Verde, alertou ainda, a estatística situa-se em 3,7 por cento (%) das pessoas com diabetes, sendo maior nas mulheres, e destes 2,7 % é que estão sob tratamento.

No entanto, salientou que feiras como essas são “importantes” porque ajudam a aumentar a literacia em saúde e prevenir as pessoas de como podem tomar decisões “mais acertadas”.

“Para além da medição da glicemia e tensão arterial, o foco principal é no aconselhamento e orientação individual e conforme o estado e preocupações da saúde vamos formulando orientações a nível de medidas preventivas”, reforçou.

Assinalada anualmente a 14 de Novembro, a celebração do Dia Mundial da Diabetes no triénio 2021-23 tem como lema “Acesso aos cuidados com a diabetes: se não for agora, quando?” com objectivo de aumentar a consciencialização sobre o impacto que a doença tem em todo o mundo e promover o investimento nos cuidados e prevenção.

Ainda para assinalar a data a Emprofac e o seu parceiro Quilaban levam a cabo na tarde de hoje em São Vicente uma actividades na Praça Dom Luís, das 15:00 às 18:00 com rastreios gratuitos de glicemia, hipertensão e aulas de ginástica (zumba e aeróbica) para o público geral.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias