Reabilitação de nova gare marítima do Porto da Praia em processo finalização de estudos técnicos

Abraão Vicente avançou, na cidade da Praia, que a reabilitação da nova gare marítima vai proporcionar aos viajantes um serviço de acolhimento com “todas as condições” de conforto durante o período de embarque e desembarque, com um novo sistema de acolhimento.

Neste momento, referiu, está-se a finalizar os estudos técnicos para a reabilitação das duas gares marítimas de São Vicente, uma ligada ao tribunal de cruzeiro e a outra para o transporte de passageiros e cabotagem.

Palmeira, na ilha do Sal, e Vale dos Cavaleiros, na ilha do Fogo, são os outros dois portos que também vão ser beneficiadas nesta primeira fase, conforme Abraão Vicente.

Acrescentou ainda que em seguida serão os portos das ilhas da Boa Vista e de São Nicolau que vão ser contemplados com obras de melhorias.

Por outro lado, o ministro do Mar considerou que é com “sentido de urgência” que a cidade da Praia precisa de melhorias no cais de pesca e que o Governo vai trabalhar juntamente com a Câmara Municipal da Praia neste assunto, sublinhando que a cidade da Praia deveria ter uma visão “mais holística, integrada e ambiciosa” no sector da pesca.

O governante enfatizou ainda que é “fundamental” que as municipalidades tenham essa ideia de que a economia marítima faz parte da economia da cidade, pois, sintetizou, “muitos municípios têm orla marítima e costeira, mas que não cuidam da pesca da forma como deveriam”.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias