Ministro do Mar garante inauguração de Terminal de Cruzeiros no primeiro semestre de 2024 apesar dos atrasos

Abraão Vicente, que já tinha dado esta data de concretização no mês de Julho último, asseverou, durante outra visita hoje às obras, que o `timing´ continua completamente, não obstante os atrasos da empreiteira.

“Não vamos escamotear que há aqui um atraso e claramente não vão conseguir cumprir, mas, há dispositivos legais que vamos accionar, não diria para penalizar, mas, para garantir que os interesses do Estado e da Enapor sejam garantidos”, adiantando que o prazo inicial dado para a empresa seria Janeiro de 2024, mas, já apresentaram um plano de trabalho para Março.

Mas, agora, conforme a mesma fonte, o Governo deverá acompanhar mês a mês e “ver para crer”, ao estar “bem protegido” por um contrato em que cada dia de atraso é penalizado à empresa e não ao Estado ou à Enapor.

“O investimento será garantido e a empresa, como é óbvio, num estreito diálogo com a Enapor irá garantir que as obras, não só sejam terminadas, como terminadas com a qualidade necessária”, lançou.

Por outro lado, Abraão Vicente admitiu ter registado “avanços absolutamente assinaláveis” de Julho a esta parte, no porto de acolhimento, na área de 2.700 metros quadrados ganhos ao mar e agora faltam somente questões logísticas.

Também, afiançou, estão no porto todos os materiais necessários para as três frentes de construção: da gare, da rampa que entra no mar e da reabilitação do cais 9.

Daí que, considerou, em finais do primeiro semestre de 2024 vai haver uma “grande festa” de inauguração.

Quanto às razões apontadas para o incumprimento do prazo, o ministro do Mar explicou que se devem a dificuldades encontradas na limpeza da própria baía, retirada dos navios encalhados e os constrangimentos encontrados numa obra de tal envergadura.

“Se este atraso não ultrapassar os seis meses, estaremos dentro dos atrasos normais em obras dessa dimensão”, reiterou Abraão Vicente, para quem a obra está “bem gerida” pela empreiteira e pelos técnicos nacionais.

Entretanto, asseverou que mesmo com a finalização do terminal, não vão terminar a requalificação da orla marítima do Mindelo que “muito precisa”.

“Terminando essas obras, é obrigatório que a cidade entre em obras para que se adapte aos novos tempos, não só as unidades hoteleiras que estão preparadas para entrar, mas, para preparar para a circulação de mais pessoas”.

O governante aproveitou o ensejo para apelar à população mindelense para aproveitar esse movimentação a nível de comércio e que haja “revolução de mente” para acompanhar a oportunidade de negócio, que, caso não for feito pelos mindelenses, vai ser dado a pessoas de outras ilhas e estrangeiros.

A construção do terminal é executada pelo consórcio luso-cabo-verdiano constituído pelas empresas Mota-Engil – Engenharia e Construção, SA e Empreitel Figueiredo, SA sendo o projecto co-financiado pelo Governo de Cabo Verde, Fundo ORIO dos Países Baixos e pelo Fundo OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para o Desenvolvimento Internacional.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias