Fidjus di Terra com duas peças para Praia e Sal Rei em agenda na época festiva
“A poluição na vila” será apresentada esta sexta-feira, 22, na Cidade da Praia, e “O Encanto” terá duas apresentações na Boa Vista, nos dias 25 e 26 de Dezembro.
Esta informação foi avançada à Inforpress pela professora de teatro e encenadora, Irina Fonseca que falava da agenda do grupo teatral infanto-juvenil Fidjus di Terra, constituída por alunos que frequentam o 3º ano do curso de teatro no Centro de Arte e Cultura (CAC), para esta época festiva.
Irina Fonseca disse que a pedido de muitos que quiseram espectáculos para os mais pequenos na época festiva, a primeira peça, “Poluição na Vila”, será apresentada no auditório nacional Jorge Barbosa, na cidade da Praia, com a participação de dez “actores mirins”, que subirão ao palco para apresentar a peça que fala das alterações climáticas.
“Poluição na vila” fala de uma família constituído por um avô, dois netos e alguns animais numa quinta em que se acaba por poluir um poço existente no mesmo espaço, onde é também cortada uma árvore”, levantou o véu da peça que, sugere reflexão sobre alterações climáticas e, ao mesmo tempo, traz soluções para este tema da actualidade.
A segunda peça para este mês, segundo Irina Fonseca, denomina-se “O Encanto” e está agendado para os dias 25 e 26, na ilha da Boa Vista. Leva ao palco do Centro de Arte e Cultura (CAC), na cidade de Sal Rei, quinze pequenos actores que abordam, em encenação teatral, os temas auto-estima, poder e amor próprio.
“É uma peça que existe uma família em que todos são detentores de poder. Há um deles que nasceu sem poder, mas no final acaba-se por ver que ela tem um poder que está dentro dela, no seu interior”, disse Irina Fonseca, sublinhando que “o tema refere-se à força interior das pessoas”.
A mesma felicitou que este trabalho foi conseguido graças ao esforço das crianças que, para concretizar “O Encanto”, se dedicaram para que o público venha a sair da sala do CAC com a auto-estima “lá em cima”.
A Semana com Inforpress