Unidade de Transformação Agroalimentar inova com produção de queijos temperados e doce de hibisco

“A ideia de produzir doce de bissap nasceu da inquietação de uma colega após perceber que descartavam muito produto, que deveria ser aproveitado, com a produção de sumos a partir das flores de bissap secas”, contou à reportagem da Inforpress Ronice Rodrigues, uma das quatro mulheres chefes de família que há 10 trabalha nessa unidade.

“Estávamos a fazer sumos de bissap e ela teve a ideia de aproveitar as flores depois de fazermos o sumo para fazer doce. Resolvemos experimentar e começamos a investir nisso. Até agora, as pessoas têm pouco conhecimento desta produção, mas todas as amostras que levamos à Feira Urdi 2023 esgotaram-se”, declarou Ronice Rodrigues.

Segundo a mesma fonte, apesar de ser um doce, decidiram não acrescentar muito açúcar para preservar o sabor natural, mantendo a sua acidez característica para que pudesse servir como “uma boa opção para acompanhar torradas, pães, biscoitos ou outros pratos”.

Neste momento, adiantou, a produção desses doces é feita sob encomenda e só serão colocados nos estabelecimentos comerciais de São Vicente em 2024, junto com as pastas de queijo e queijos temperados.

No entanto, já há outros produtos no mercado com selo dessa unidade, como doces de papaia, de tâmara, e outras frutas consoante a época, além de picles, chás, temperos secos (desidratados) e pastas diversas, nomeadamente de beringela, coentro, cenoura, pimentão, alho, trabalho através do qual tiram o sustento.

Contudo, segundo Ronice Delgado, devido à pandemia da covid-19, a produção baixou, mas unidade pretende revitalizar-se levando outras opções de produtos aos clientes

“Abrimos em 2013 e em 2017 a unidade passou à categoria de microempresa. Nesses 10 anos de vida verificamos que tivemos muita procura e muitas pessoas gostam dos nossos produtos. Antes de 2019 as coisas andavam bem, mas depois da covid-19 a produção baixou muito”, declarou.

Criada em 2013, a unidade é dirigida por quatro mulheres chefes de famílias que trabalham na transformação de produtos agropecuários provenientes do Vale do Madeiral e Calhau.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias