Delegado do Ministério da Agricultura pede colaboração do Instituto de Estradas na recuperação de barragem

Joel Barros disse à Inforpress que a delegação que dirige pediu a colaboração do Instituto de Estradas na construção de um trilho de acesso à barragem, para permitir o arranque das obras de recuperação dessa infra-estrutura hidráulica, que está inoperacional desde as cheias de 2016.

Este responsável propôs ao Instituto de Estradas que autorize a empresa que está a construir a estrada de acesso à Chã de Branquinho para apoiar na abertura de um trilho até à barragem para possibilitar o transporte dos equipamentos que vão ser utilizados na recuperação da mesma.

Os agricultores em Chã de Branquinho têm estado a insistir na recuperação da barragem subterrânea, inativa há mais de sete anos devido a “avultados estragos” sofrida durante cheias de 2026.

O porta-voz dos agricultores, Octávio Inocêncio, disse à Inforpress que os lavradores estão “ansiosos” pela recuperação da barragem, que aumentará a disponibilidade de água para agricultura nesse vale.

Os deputados da Nação do PAICV (oposição), eleitos por Santo Antão alertaram, recentemente, para o estado da barragem subterrânea de Chã de Branquinho, acusando o Governo de estar “a fazer tudo para matar” as infra-estruturas hidráulicas construídas em Santo Antão no tempo em que este partido esteve no poder.

A barragem foi inaugurada em 2012, no quadro do projeto de reordenamento da bacia hidrográfica de Alto Mira tem a capacidade de mobilização de 350 mil metros cúbicos/ano.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias