Pequenas embarcações interditas de sair ao mar devido às condições climatéricas

A Autoridade Marítima interditou a saída para o mar das embarcações de pesca local, botes e pequenas embarcações de boca aberta, enquanto se mantiverem as condições adversas de tempo.

O Instituto Marítimo Portuário (IMP) anunciou a medida através de comunicado onde alertou todos os armadores, proprietários, patrões e pescadores em geral que devido às condições adversas do tempo, durante as próximas 24h com vento 5 a 6, ocasionalmente 7 nas zonas ocidentais e ondas NW/NE de dois metros a 4,5 metros a saída ao mar fica interdita.

Há ainda, de acordo com a mesma fonte, a tendência para a “redução significativa da visibilidade”, devido à bruma seca.

Bruma seca

O alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) indica que nos próximos dias o arquipélago estará coberto com uma densa camada de partículas de poeira, reduzindo a visibilidade.

Prevê-se que o período de maior concentração seja a partir do início da manhã e durante todo o dia 21, com a visibilidade horizontal a poder descer para valores abaixo dos 2000 metros.

Para além da intensa bruma seca, prevê-se também, a intensificação do vento, para valores superiores a 49 – 61 km/h, desde a madrugada de terça-feira e durante o dia de quarta-feira, soprando de direção NE/ENE.

A situação deve ser pior na metade ocidental do arquipélago e sectores de todo Sotavento, com consequente agravamento do estado do mar.

O INMG prevê uma melhoria das condições no dia 22, devendo a bruma seca no entanto apresentar-se temporariamente mais densa, reduzindo outra vez a visibilidade na sexta-feira, dia 23.

C/ Inforpress

Categoria:Noticias