Vice-primeiro-ministro participa nas reuniões de Primavera do FMI e do Grupo Banco Mundial em Washington

De acordo com a nota, durante a sua participação nessas reuniões internacionais de grande relevância, o governante cumprirá uma agenda repleta de compromissos, abordando uma variedade de tópicos importantes para o país e para as nações em desenvolvimento.

“A participação de Cabo Verde nessas reuniões internacionais reflecte o compromisso do país em buscar soluções para os desafios financeiros e de desenvolvimento, visando impulsionar o desenvolvimento económico e social”, lê-se na nota, que refere que, aliado ao evento, acontece uma série de actividades e eventos programados para toda a semana de 15 a 20 de Abril, em Washington, EUA.

Entre os principais temas que serão tratados, adiantou a nota, estão o financiamento nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, a sigla em inglês), destacando o caso de Cabo Verde, considerando que a intenção é explorar meios de promover o acesso a financiamentos adequados, visando impulsionar o desenvolvimento sustentável nessas nações.

A mesma fonte realça ainda que o outro ponto de destaque será a discussão dos desafios enfrentados pelos pequenos estados insulares, incluindo questões relacionadas às mudanças climáticas, desenvolvimento económico, resiliência e sustentabilidade, tendo acrescentado que, no decorrer do evento, serão partilhadas experiências e buscadas soluções inovadoras para enfrentar esses desafios comuns.

A nota informa, por outro lado, que além das reuniões do FMI e do Banco Mundial, o governante cabo-verdiano terá encontros com parceiros bilaterais para fortalecer as relações e explorar oportunidades de cooperação em diversas áreas.

A delegação cabo-verdiana, chefiada pelo vice-primeiro-ministro, inclui o Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, o director Nacional do Planeamento, Gilson Pina, a directora Geral do Tesouro, Soeli Santos, e o coordenador da Unidade de Gestão dos Projectos Especiais, Nuno Santos.

Categoria:Noticias