Espetáculo teatral “Peles” que explora a temática da VBG, de volta ao cartaz do CCM

O espetáculo teatral “Peles”, escrito e dirigido por Patrícia Silva e que explora a temática da Violência Baseada no Género (VBG) está de volta aos palcos do Centro Cultural do Mindelo. Serão duas apresentações, uma no dia 17, sexta-feira, e outra no sábado, 18, ambas às 19h. Os bilhetes estão disponíveis na sede da Associação de Peixeiras do Mindelo, situada na Torre de Belém, em troca de um quilo de alimento não perecível.

A peça tem, segundo nota de imprensa, participação de 16 atores e atrizes oriundos das comunidades piscatórias do Calhau, Mindelo e São Pedro e as apresentações coincidem com a comemoração do primeiro Dia Nacional das Peixeiras, a 17 de maio.

A história é contada através da interpretação de um elenco de peixeiras, pescadores e tratadores de pescado que, nas suas relações afetivas, irão explorar o flagelo do VBG na sociedade cabo-verdiana, “num processo de tomada de consciência dos sinais e momentos que compõe situações de VBG”.

A organização salienta que o objectivo é levar o público a refletir sobre o ciclo da violência nas relações afetivas.

“Levar o público a refletir sobre o seu meio envolvente e conduzindo a um processo transformativo onde se podem verificar mudanças nas práticas sociais que podem conduzir a casos de VBG”, explica a organização.

Sinopse da peça “Peles”

“Várias personagens experimentam a pele do outro.

Sentem, respiram e movimentam-se no palco na pele do outro.

Pele de Homem.

Pele de Mulher.

Como é estar nestas peles?

No íntimo do nosso ser, na intimidade das nossas relações afetivas muitas vezes violentas, tocamos uns aos outros sem nunca pensar como será vestir a pele do outro.

Numa espécie de coreografias, os personagens travestem-se ao longo do espetáculo refletindo acerca do seu papel sexual e do espaço de poder ocupado socialmente.”

Esta iniciativa faz parte do projeto “Promoção de uma cad

Categoria:Noticias