União Europeia vai apoiar as associações e ONG com assistência técnica – embaixadora

A embaixadora da União Europeia em Cabo Verde anunciou hoje o apoio e assistência técnica às associações e Organizações Não Governamentais (ONG) que trabalham com a questão do abuso e exploração sexual de menores e mulheres.

Carla Grijó falava hoje durante o II Diálogo de Alto Nível sobre o Abuso e Exploração Sexual de Menores e Mulheres em Cabo Verde, que visa promover uma discussão sobre o abuso e exploração sexual, analisar a situação em Cabo Verde de forma a identificar lacunas e desafios na implementação das leis existente e perspectivar formas de intervenção e propostas concretas para prevenir e combater estes crimes.

Segundo explicou, trata-se de uma assistente técnica contratada pela União Europeia para trabalhar com a sociedade civil cabo-verdiana.

“O importante é capacitar as associações, as organizações não governamentais para poderem fazer melhor o seu trabalho de advocacia em relação a este tema, mas também para poderem encaminhar as vítimas de uma forma mais produtiva possível”, apontou.

Carla Grijó, que destacou ainda as medidas implementadas, apelou a todos os parceiros, incluindo os internacionais a assumirem esta questão como uma causa coletiva, porque é um problema que acontece não só em Cabo Verde, mas a nível mundial.

"A realização do primeiro e segundo diálogo é um contributo da União Europeia que nos permite colocar no mesmo espaço físico um conjunto de actores com responsabilidades diferentes para ver o quê que cada um pode fazer para combater a indiferença”, referiu.

O primeiro diálogo foi promovido em Fevereiro de 2023 e desde então houve acções nos domínios do quadro político-legal do crime de abuso e exploração sexual de menores, medidas de assistência e acompanhamento das vítimas de abuso e exploração sexual, e de sensibilização para a cidadania na prevenção do abuso e exploração sexual.

O evento contou com a participação da embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, deputados da Nação, representantes do Ministério da Justiça, Procuradoria-geral da República, Comissão Nacional de Protecção de Dados, ICCA, representante do Escritório Conjunto do PNUD, Unicef e UNFPA e da sociedade civil.

Categoria:Noticias