ECCBC Cabo Verde assume compromisso de preservar e proteger Praia Negra
A Equatorial Coca-cola Bottling Company (ECCBC) Cabo Verde, detentora das empresas Cavibel e Ceris, assinou hoje um acordo com o Ministério do Mar, assumindo o compromisso de preservar e proteger a Praia Negra, na cidade da Praia.
Segundo a directora de comunicação e sustentabilidade da companhia, Danila Ferreira, a ECCBC Cabo Verde, que fica mesmo localizada na zona de Praia Negra, decidiu aceitar o desafio do Ministério do Mar, de apadrinhar essa praia, com o objectivo de reforçar o seu compromisso contínuo com a gestão ambiental.
“Ao adoptarmos esta praia comprometemo-nos a preservá-la e protegê-la através de campanhas de limpeza, semelhante à que realizamos no passado Dia Mundial da Limpeza das Zonas Costeiras, em que, numa acção conjunta com os nossos parceiros e a comunidade local, conseguimos recolher mais de oito toneladas de lixo”, frisou Danila Ferreira.
No acordo assinado na tarde de hoje, na presença do ministro do Mar, Abraão Vicente, a empresa de produção de bebidas compromete-se ainda em incentivar o engajamento contínuo da comunidade local em acções de conservação e limpeza da praia, proteger os recursos da praia, incluindo a areia e os ecossistemas marinhos, contra danos e degradação.
Por outro lado, a companhia compromete-se em sensibilizar os moradores das comunidades vizinhas sobre a importância da sua preservação, destacando a fragilidade do ecossistema costeiro e os impactos das actividades humanas.
A directora de sustentabilidade sublinha que a zona de Praia Negra tem sido uma preocupação para a empresa, lembrando que no ano de 2014 a ECCBC Cabo Verde construiu a sua estação de tratamento de águas residuais (ETAR), reconhecendo o papel vital que a gestão adequada de resíduos tem para a preservação dos recursos naturais e a promoção da saúde pública.
“A empresa investiu nessa instalação como parte do seu compromisso com as práticas indústrias mais responsáveis. A ETAR foi concebida para o tratamento eficiente das águas residuais geradas durante os processos de produção assegurando que os efluentes liberados estivessem dentro dos padrões ambientais estabelecidos”, explicou Danila Ferreira.