Cabo Verde assina protocolo com a China para envio e recepção de missões médicas chinesas
O protocolo de colaboração no domínio da saúde, mais precisamente para o envio e recepção de missões médicas chinesas, foi assinado hoje, 22, no Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto, na cidade da Praia, entre a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves e o Embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Xu Jie.
Segundo o Ministério da Saúde de Cabo Verde, o acordo tem a vigência de seis anos, num projeto com um horizonte 2024 – 2029 e visa, de acordo com a mesma fonte, promover as iniciativas de desenvolvimento global e “construir uma comunidade de saúde humana”, através do envio de equipas médicas chinesas para o reforço das respostas médicas no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, o protocolo “vem dar continuidade” a um trabalho desenvolvido entre os dois países desde 1984.
Recorde-se que a primeira equipa médica chinesa chegou a Cabo Verde em 1984 e hoje totaliza 21 equipas médicas enviadas, representando cerca de 200 médicos em diferentes especialidades.
40º aniversário com resultados “muito satisfatórios”
A mesma fonte avança ainda que o corrente ano marca o 40º aniversário desta cooperação na área da saúde com resultados “muito satisfatórios”.
Construção de infraestruturação de saúde, cooperação técnica, envio equipas médicas, doação de equipamentos médicos, formação e capacitação dos profissionais de saúde em diferentes áreas, intercâmbio científico entre os hospitais nacionais e chineses, na área de investigação em saúde, são apenas alguns dos ganhos apontados pelo Ministério da Saúde de Cabo Verde.