Famílias mais desfavorecidas terão acesso a Programa de Empoderamento Familiar
O Programa de Empoderamento Familiar para o Desenvolvimento Sustentável (PEFDS) foi apresentado na manhã de hoje na cidade da Praia. Segundo o Governo, o objectivo é apoiar agregados familiares pobres com crianças pequenas e adolescentes e/ou com dependentes, preferencialmente agregados monoparentais, mulheres e jovens que necessitam reforçar suas atividades geradoras de rendimento, inscritos no Cadastro Social Único.
De acordo com a mesma fonte, o programa tem como objetivos melhorar a segurança alimentar e nutricional das famílias em situação de carência alimentar, promover habitação de qualidade, acesso a saneamento básico e fortalecer as famílias em situação de pobreza extrema.
Atividades geradoras de rendimento
Outro ponto fundamental do programa, salienta o Executivo, é de “conseguir” proporcionar às famílias “ferramentas e recursos necessários para desenvolver e sustentar uma atividade geradora de rendimento”, o que garantirá autonomia financeira e melhoria nas condições de vida dos agregados beneficiários.
O PEFDS enquadra-se nas medidas sociais para o combate às desigualdades sociais, erradicação da pobreza extrema e mitigação dos impactos sociais da tripla crise.
O programa conta com financiamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).