Cerca de 40 empresas na Feira de Energias Renováveis
As energias renováveis e a eficiência energética estão em destaque a partir desta quinta-feira, 6, na quinta edição da Feira Internacional de Energias Renováveis, na Praia, com cerca de 40 empresas inscritas. Isto numa altura em que as energias limpas representam apenas 18,4% de taxa de penetração na rede. A meta é atingir os 30% em 2030.
Atransição energética vai ganhando força em Cabo Verde, quer através da produção de energias renováveis por parte de instituições e privados, especialmente através de painéis solares, quer através da implementação da política de incentivo à mobilidade eléctrica, com incentivos à volta de 500 contos para a aquisição de viaturas eléctricas.
Graças a isso, vem-se verificando, cada vez mais, a circulação de viaturas amigas em Santiago, Sal e São Vicente, ilhas onde há maior procura por este tipo de automóveis.
Um contexto que, por seu turno, tem motivado a continuidade da Feira Internacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Cabo Verde, que já vai na sua quinta edição e que arranca esta quinta-feira,6, nas instalações da FIC na Praia.
Isto, apesar de a taxa de penetração de energias renováveis no país representar apenas 18,4%, quando são produzidos um total de 572.980 MWh de energia, anualmente, segundo dados da ELECTRA.