Criação do Instituto Superior de Aeronáutica e Turismo: Uni-CV sente-se traída pelo Governo

A equipa que, desde 2020, vinha trabalhando na implementação do projecto “Cluster Aeronáutica”, a pedido do Governo, ficou estupefacta quando tomou conhecimento, através da comunicação social, da criação do Instituto Superior de Aeronáutica e Turismo, pela Universidade Técnica do Atlântico (UTA). Contactada, a secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, diz desconhecer o imbróglio. 

Em 2020, na sequência de um encontro entre uma delegação do ISEC Lisboa (Portugal) e o Governo de Cabo Verde, o ministro das Finanças, Olavo Correia, contactou a então Reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Judite Nascimento, propondo um desafio no sentido dessa instituição pública do ensino superior estabelecer uma parceria com o referido instituto superior de Lisboa, para a elaboração e implementação do Projeto Cluster Aeronáutica, garantindo desde logo todo o apoio do Governo de Cabo Verde.

De acordo com um dos elementos dessa equipa, o desafio aceite, a então reitora da Uni-CV indigitou a Pró-Reitora Maria de Lourdes Gonçalves como ponto focal do projecto. De seguida, constitui-se uma equipa conjunta que, no seguimento de vários encontros, apresentou à Reitora os vários documentos considerados importantes para o desenvolvimento do projecto.

Do rol de documentos constavam: carta de apresentação do projecto e resumo dos planos de ação e orçamento; proposta do plano de ação e orçamento detalhados; cronograma das ações; oroposta de protocolo de cooperação entre ISEC Lisboa – Uni-CV.

Categoria:Noticias