Polícia Nacional averigua suicídio de jovem numa cela policial em Santa Maria
A Polícia Nacional (PN) vai instaurar um processo de averiguação para apurar eventuais responsabilidades no caso de suicídio de um homem de 29 anos que se encontrava detido numa cela da PN em Santa Maria. O jovem que terá posto termo à vida, foi detido em flagrante delito enquanto mantinha uma mulher aprisionada dentro de uma garagem.
Segundo o comunicado do Comando Regional do Sal, Segunda-feira, 24, um cidadão de nacionalidade cabo-verdiana, do sexo masculino, de 29 anos de idade, natural da ilha do Fogo, foi detido em flagrante delito, na zona norte de São Paulo, Santa Maria, quando tinha uma mulher aprisionada dentro de uma garagem, enquanto a agredia fisicamente.
“A detenção ocorreu após a Polícia ter sido acionada, através de uma chamada de emergência, tendo-se deslocado ao local e encetado um processo de negociação policial com o agressor, dadas as condições de acesso à garagem, que se encontrava trancada”, explica.
O agressor, lê-se no comunicado, disse à Polícia que se encontrava na posse de uma arma de fogo, com a qual ameaçava agredir a vítima e os efetivos, e se recusava a abrir o portão da garagem.
Negociação e detenção
“Durante todo o tempo em que decorreu a negociação, o agressor recusou terminantemente abrir o referido portão, dizendo que a mulher era dele, que ninguém deveria se intrometer, e que, caso a polícia tentasse forçar a entrada, dispararia a referida arma sobre os presentes, tendo, inclusivamente, arremessado, através de uma frecha do portão, uma munição de arma de fogo, de calibre compatível com arma de guerra (AKM), de modo a convencer os policiais que estava efetivamente armado”, explica.
Após cerca de uma hora de negociação, refere a PN, decidiu finalmente libertar a vítima e se entregar às autoridades, tendo sido imediatamente detido por crimes de sequestro, VBG, ameaça, injuria, posse de munição de guerra e calúnia.
Suicídio na cela da Polícia Nacional em Santa Maria
O detido foi conduzido à Esquadra Policial em Santa Maria, por volta das 18 horas, onde, após serem cumpridas as formalidades legais e os procedimentos de segurança, foi encaminhado a uma cela policial.
Por volta das 23h45, diz a mesma fonte, foi encontrado sem vida no interior da cela em que se encontrava. O óbito por suicídio foi confirmado pelas autoridades competentes da Delegacia de Saúde e da Polícia Judiciária.
A Polícia Nacional lamenta profundamente o ocorrido e endereça sentidas condolências à família. Informa, ainda, que será instaurado um processo de averiguação a fim de apurar as circunstâncias e eventuais responsabilidades.