José Maria Neves inicia em São Tomé e Príncipe, primeiros Contactos com a diáspora cabo-verdiana em África
O Presidente da República, José Maria Neves inicia hoje, 09, uma visita de uma semana a São Tomé e Príncipe, para a sua primeira “Presidência da Diáspora africana”. Na agenda constam encontros com as autoridades desse arquipélago e “uma atenção especial às comunidades cabo-verdianas”.
Segundo uma nota de imprensa da Presidência da República, citada pela Inforpress, a deslocação insere-se no âmbito das comemorações do 49º aniversário da Independência de Cabo Verde e o arranque das celebrações do 50º aniversário desta efeméride e visa retribuir a visita que o Presidente santomense, Carlos Manuel Vila Nova efectuou ao país em Março de 2023.
Sob o lema “Djuntu ku nos Armun de São Tomé e Príncipe”, a visita constitui um momento alto de reforço dos laços históricos de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países alicerçados nas importantes comunidades, sobretudo a cabo-verdiana, que se estima em mais de 70 mil, incluindo as novas gerações.
Reforço das relações bilaterais
De acordo com o programa, José Maria Neves será recebido esta tarde pelo seu homólogo santomense, Carlos Manuel Vila Nova, tendo na agenda a elevação das relações bilaterais a patamares ainda mais elevados e o encetamento de diálogo multilateral, no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos Pequenos Estados Insulares, face aos interesses e desafios comuns