Escoteiros da Bélgica e de Cabo Verde realizam campanha de limpeza em Porto Mosquito
A Associação dos Escoteiros de Cabo Verde (AECV) e um grupo de 28 escoteiros belgas realizaram, numa ação conjunta no passado fim-de-semana, dia 13 de julho, uma campanha de limpeza na zona piscatória de Porto Mosquito, em Santiago. Segundo a AECV foram recolhidas uma grande quantidade de lixo, nomeadamente plásticos, lixos domésticos, vidros e outros detritos.
Em nota de imprensa a AECV informou ainda que o grupo de escoteiros belgas estarão em Cabo Verde até ao final do corrente mês, para fazerem projetos de voluntariado, confraternizar com os Escoteiros de Cabo Verde e interagir com a comunidade e conhecer algumas ilhas.
De acordo com a mesma fonte, durante a campanha foram recolhidas uma grande quantidade de lixo, nomeadamente plásticos, lixos domésticos, vidros e outros detritos.
“O compromisso e dedicação dos escoteiros foram fundamentais para o êxito desta ação, que contribui para a saúde ambiental e o bem-estar da nossa comunidade” , avançaram ainda.
Conservação do património natural
A associação ressaltou que a campanha não apenas promoveu a conscientização sobre a importância da conservação marinha, mas também fortaleceu os laços comunitários e incentivou a participação cívica na preservação “do nosso património natural”.
De realçar que a AECV teve apoios da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, que de acordo com a AECV, tratou da parte logística e facilitou equipamentos de segurança e materiais de limpeza, “que foram essenciais para a realização segura e eficiente da campanha”.
Além destas atividades a associação avançou que enquadrado na visita dos escoteiros belgas, está a pintura do mural no interior da Escola No 2, Agrupamento XII, de Ponta d’Água, Praia