Praia: Suspensão da linha 15 pela SolAtlântico gera preocupações
A empresa de transportes públicos SolAtlântico anunciou que, devido à natureza sazonal, a linha n.º 15 será temporariamente suspensa. A suspensão iniciou na terça-feira e durará até 1 de Setembro. É uma decisão que tem gerado alguma preocupação dos utentes com a Associação dos Trabalhadores Domésticos de Cabo Verde (ATD-CV) a apelar à reposição da mesma.
Desde o início das suas operações em Outubro de 2021, a linha n.º 15, na cidade da Praia, a cargo da SolAtlântico, tem desempenhado um papel importante ao conectar o Plateau ao Campus da Uni-CV e vice-versa. Tanto é que a decisão de suspender temporariamente a linha gerou reacções diversas entre os utilizadores.
A presidente da Associação de Trabalhadores Domésticos de Cabo Verde (ATD-CV), Maria Gonçalves, alertou sobre o impacto negativo que essa suspensão terá sobre as empregadas domésticas, e outras categorias profissionais, que trabalham nas áreas ao redor da Uni-CV. A isso soma-se também as mulheres que trabalham como empregadas domésticas na zona de Monte Babosa.
“Trata-se de uma zona distante, e muitas dessas trabalhadoras não têm condições financeiras para pagar diariamente por Hiaces ou táxis para garantir seu sustento”, afirmou a responsável associativa, apelando à SolAtlântico para manter pelo menos um autocarro em operação, como medida de apoio aos clientes que dependem do passe mensal para circular pela cidade.