PIB cresceu 5,1% em 2023

O Produto Interno Bruto de Cabo Verde cresceu 5,1% em 2023. De acordo com o Banco Central, os efeitos cumulativos adversos da inflação sobre o rendimento disponível real das famílias e sobre a procura mais contida, condicionaram o desempenho da actividade económica nacional no período em referência.

O PIB de Cabo Verde registou, em volume, um crescimento de 5,1% (por cento) em 2023, mais consentâneo com o potencial de crescimento, revelou na quarta-feira, 7, o BCV, no seu Relatório do Estado da Economia referente àquele ano.

Perante este quadro, a mesma fonte esclarece que se registou uma evolução menos favorável em termos homólogos do valor acrescentado bruto, especialmente dos sectores ligados ao Turismo (alojamento e restauração, transportes e armazenagem, comércio e reparação e impostos líquidos de subsídios), aliado a uma moderação do consumo privado e redução do investimento.

Segundo o relatório em questão, a taxa de inflação média anual situou-se em 3,7% (7,9 por cento em 2022), reflectindo, assim, a baixa dos preços dos produtos energéticos e dos produtos alimentares no mercado internacional, a fraca procura, bem como, efeitos de base descendentes, com uma clara tendência de diminuição das pressões inflacionistas no país

Categoria:Noticias