Fogo: PR diz que reconstrução de escola dos Mosteiros simboliza ideia de nação cabo-verdiana global
O Presidente da República disse hoje que a inauguração da requalificação e reconstrução da escola básica de Ribeira do Ilhéu é um acto simbólico que projecta a ideia de nação cabo-verdiana global.
José Maria Neves presidiu à inauguração as obras de requalificação e reconstrução da escola de Ribeira do Ilhéu e destacou alguns aspectos que classificou como “pilares fundamentais” na construção de um país, dos quais apontou a ideia de inclusão.
“Se tivermos a possibilidade de considerar as diferenças e integrar todos no processo global de desenvolvimento estaremos acelerando o ritmo de desenvolvimento”, disse José Maria Neves, que destacou a “liderança inclusiva” do presidente da câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira, na mobilização de todos os mosteirenses, residentes no município, nas ilhas e na diáspora para a desenvolvimento do município.
Para o Presidente da República é salutar e natural que as pessoas não pensem da mesma forma e nem tenham as mesmas opiniões, mas no quadro de pluralismo e de democracia as pessoas têm de ter a capacidade de mobilizar todos os cabo-verdianos para acelerar o ritmo e enfrentar os desafios que estão pela frente.
O chefe de Estado felicitou a câmara dos Mosteiros por ter mobilizado a diáspora, que respondeu afirmativamente ao projecto da reabilitação da escola, que será “uma referência para Cabo Verde”.