Boxe: David Pina pretende salário em Cabo Verde para continuar a competir ao mais alto nível

O detentor da primeira medalha olímpica cabo-verdiana, David Pina, foi recebido hoje a noite por uma pequena multidão no Aeroporto Internacional da Praia, onde prometeu apresentar ao Governo uma proposta, visando a sua continuidade no boxe cabo-verdiano.

Na sua primeira aparição pública em Cabo Verde, onde chegou para apresentar aos cabo-verdianos a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos Paris’2024, na categoria de -51 Kg, David Pina, que se fez acompanhar da sua equipa técnica, familiares de entre integrantes do “staff” do Team Cabo Verde, disse que veio trazer uma “prenda prometida” ao seu país.

O atleta originário de Santa Cruz, interior de Santiago, disse que pretende com “este feito inédito”, inspirar os pugilistas residentes em como está-se ainda a tempo de todos trabalhar para garantir um futuro melhor, e deixou claro que “quer mais para continuar a representar o país”

“São 13 anos de sonhos por esta medalha. São 28 anos do Comité Olímpico a sonhar com uma medalha nos Jogos, 500 anos de um país. É uma alegria enorme, um sentimento que não consigo descrever numa só palavra e em um só momento”, referiu o “boxeur”.

Disse, ainda que mais do que o prémio estipulado na lei, espera do Governo a proposta de um plano para os Jogos Olímpicos Los Angeles’2028, isto é, um salário para poder treinar e competir ao mais alto nível.

“Agora não posso abandonar os treinos para ir trabalhar de outras formas. Espero que o Governo me dê um salário para que eu possa treinar e representar Cabo Verde melhor, trazer melhor resultados”, realçou, afirmando que continua disposto a representar o seu país e que espera a mesma postura do executivo.

“Se eles não têm condições, eu faço a minha vida. Já tenho enormes contactos no mundo. Depois dos meus combates recebemos propostas e mais propostas de países e clubes, promotores de eventos do boxe profissional que estão interessados no meu boxe. Eu trouxe expectativa de Portugal porque trabalhei para isto e quero, acima de tudo, continuar a representar Cabo Verde”, rematou.

O pugilista vai ser condecorado esta quarta-feira, 14, com a Medalha de Mérito Desportivo de primeiro grau pelo Governo “como reconhecimento pelas suas conquistas e representação exemplar dos valores do desporto” e “motivo de orgulho para toda a nação cabo-verdiana”.

Categoria:Noticias