Jogos Paralímpicos Paris’2024: Delegação cabo-verdiana vai na sexta-feira à Vila Paralímpica
A comitiva cabo-verdiana aos Jogos Paralímpicos Paris’2024 deixa a Ville de Parthenay-Gatine, na sexta-feira, 23, rumo a Vila Paralímpica para a derradeira concentração aos jogos que se realizam de 28 de Agosto a 08 de Setembro.
O chefe da missão cabo-verdiana avançou que os atletas, Marilson Semedo e Heidilene Oliveira, acompanhada do seu guia, Jailson Oliveira, estão a ter “uma excelente preparação” e que tem em Parthenay-Gatine, onde a comitiva se encontra alojada desde 09 do corrente, todas as condições propícias para um bom treino.
Orlandinho Mascarenhas disse que durante a manhã desta segunda-feira Marilson Semedo, atleta amputado de um membro inferior (F57) e que vai competir na prova de lançamento de dardo, fez ginásios, ao passo que Heidilene Oliveira, atleta de baixa visão (T12), fez pistas, já que compete na prova de velocidade dos 100 e 200 metros livres.
Já o domingo foi dedicado a treinos matinais, seguido de um convívio/almoço com delegações congéneres de Angola e Moçambique, que estagiam no mesmo espaço, onde também se aguarda a chegada da caravana da Guiné-Bissau, seguida de um passeio num rio nas proximidades das instalações que serviu para aliviar a intensa pressão dos atletas.
Os atletas, de acordo com Orlandinho Mascarenhas, estão totalmente focados nos treinos, sem qualquer mazelas, estando previsto para quarta-feira uma sessão de relaxamento com hidromassagem na quarta-feira, para que na manhã de sexta-feira a comitiva crioula desloque a Paris para dar entrada Vila Paralímpica, onde irão prosseguir os treinos.
“Até agora os atletas estão tranquilos. O doutor Ernesto está a seguir os treinos de perto, prestando todos os cuidados necessários aos atletas. Valeu a pena a nossa vinda para Ville de Parthenay porque os atletas treinam com a máxima de tranquilidade”, disse.
Cabo Verde vai estar a competir com Heidilene Oliveira, atleta de baixa visão, (T12), nos 100 e 200 metros livres, acompanhada do seu guia Jailson Oliveira, e de Marilson Semedo, amputado de um membro inferior (F-57) na prova de lançamento de dardo.
A delegação paralímpica que representa Cabo Verde nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 é composta por oito pessoas integrantes, chefiada por Orlandinho Mascarenhas.
Integra ainda a delegação cabo-verdiana o “Paralímpico Attaché”, Amílcar Sousa, cabo-verdiano residente em França, a treinadora de Marilson Semedo, a cubana Mariela Aliaga Pita, o médico Ernesto Lopez Ramos, responsável do departamento clínico, o presidente de COPAC, Rodrigo Bejarano, a secretária-geral Jailma Oliveira e a auxiliar de Heidilene Oliveira, Alexia Aguiar.