Novo ano lectivo deverá arrancar com cerca de 115 mil alunos dando especial atenção à supervisão pedagógica

O novo ano lectivo 2024/2025 deverá arrancar no dia 16 de Setembro com 115 mil alunos para mais de sete mil professores, com foco na supervisão pedagógica, conforme atestou hoje o director-geral da Educação, Adriano Moreno. 

“Nós estamos a trabalhar para que no dia 16 de Setembro esteja tudo a postos para arrancar o ano lectivo. E a perspectiva é muito boa. Todas as escolas já estão preparadas para o início do ano lectivo e esperamos poder conseguir, assim como nos anos anteriores, ter um ano lectivo com relativa tranquilidade”, manifestou Adriano Moreno.

De acordo com a mesma fonte, para quem neste ano lectivo vai-se dar uma atenção especial, sobretudo à questão da supervisão pedagógica, em que se instituiu a figura do coordenador nacional para cada disciplina, algumas escolas ainda precisam ser reparadas visando melhores condições para acolher os alunos.

“Vamos ter uma atenção especial à questão da supervisão pedagógica. Teremos, portanto, um trabalho mais de perto com os professores. Isso vai permitir, sobretudo, que haja uniformização de conteúdos a nível nacional”, disse.

Esclareceu que esta uniformização do conteúdo vai permitir com que o aluno que esteja transferido da Praia para São Vicente, por exemplo, ou da Praia para o Fogo, tenha o mesmo nível de conteúdo nas diferentes escolas.

Aquele responsável explicou ainda que a supervisão pedagógica vai possibilitar que as provas nacionais sejam efectivamente nacionais, utilizando as mesmas estratégias e ter-se o controlo efectivo sobre aquilo que se ensina em cada concelho.

“Vai permitir também que os professores de diferentes concelhos estejam sintonizados entre si, em contacto uns com os outros para partilharem as melhores práticas, as estratégias que puderem relacionar o seu conteúdo à disciplina”, ajuntou.

Categoria:Noticias