Ano lectivo arranca hoje

Um total de 130 mil alunos e cerca de sete mil professores são esperados, hoje, segunda-feira, no arranque do ano lectivo 2024/25, num ano em que o Ministério da Educação pretende uma relação mais próxima e melhor coordenação nacional.

O novo ano lectivo 2024/2025 arranca oficialmente na segunda-feira, 16 de Setembro, com foco na supervisão pedagógica, através de um trabalho mais perto dos professores, conforme informações avançadas pelo director nacional da Educação, Adriano Moreno. 

 “Nós estamos a trabalhar para que no dia 16 de Setembro esteja tudo a postos para arrancar o ano lectivo. E a perspectiva é muito boa. Todas as escolas já estão preparadas para o início do ano lectivo e esperamos poder conseguir, assim como nos anos anteriores, ter um ano lectivo com relativa tranquilidade”, indicou o responsável, em declarações à Inforpress.

Através da figura do coordenador nacional para cada disciplina, neste ano lectivo pretende-se dar atenção especial à supervisão pedagógica, para permitir a uniformização dos conteúdos a nível nacional. Desta forma, conforme explicou Adriano Moreno, um aluno que for transferido de uma ilha para outra terá acesso ao mesmo nível de conteúdos, nas diferentes escolas. 

Provas nacionais

O impacto desta medida deve ser sentido também nas provas nacionais, que doravante vão ser, efetivamente, nacionais, utilizando as mesmas estratégias e tendo o controlo efetivo sobre aquilo que se ensina em cada concelho do país. “Vai permitir também que os professores de diferentes concelhos estejam sintonizados entre si, em contacto uns com os outros para partilharem as melhores práticas e as melhores estratégias”, pontuou o responsável. 

Para este ano espera-se ainda um novo plano de estudo, novos programas e novos manuais, incluindo manuais para o ensino secundário, designadamente do 9º e 10º anos. 

Categoria:Noticias