Presidente da República saúda população do Sal pelo Dia do Município e destaca ganhos e desafios

O Presidente da República, José Maria Neves, através de uma carta endereçada ao presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, felicitou hoje os salenses pelo Dia do Município, e apontou ganhos e desafios.

A ilha do Sal celebrou hoje o Dia do Município e da Santa Padroeira, Nossa Senhora das Dores.

Na nota da Presidência da República enviada à Inforpress, José Maria Neves associa-se a essas comemorações e felicita tanto os que residem na ilha quanto a diáspora pela data.

O chefe de Estado diz reconhecer os avanços que vêm sendo registados na ilha, mas também os desafios que o município enfrenta, "refletindo um compromisso com o desenvolvimento da região".

José Maria Neves expressou ainda satisfação pelos progressos observados nas áreas de infraestrutura e requalificação urbana.

"É com agrado que registo alguns avanços no domínio da infraestruturação, nomeadamente na requalificação urbana e melhoria de acessibilidades em diversas localidades, além de outras medidas de política implementadas", frisou Neves.

Na sua mensagem, encorajou o presidente da câmara a prosseguir os esforços para proporcionar “cada vez mais progresso e condições de dignidade” a todos os seus munícipes.
Sobre os desafios, o Presidente da República sublinhou que é evidente o risco demográfico no Sal que por se tratar  de uma ilha "atrativa e com grande potencial” de crescimento económico.

"Regista-se um grande déficit habitacional e de equipamentos sociais para crianças e adolescentes, frequentes casos de violência baseada no género e da violência sexual contra menores, aliados à pobreza, ao desemprego e ao consumo excessivo do álcool e de outras drogas”, lê-se no documento, tendo José Maria Neves alertado Neves um olhar atento das autoridades.

Outro ponto positivo destacado foi a inauguração do Centro de Dia na Palmeira, que representa “um avanço na protecção” das crianças, cujos ganhos disse reconhecer.

No entanto, disse que “urge continuar a atacar os problemas sociais” para “alavancar o processo de desenvolvimento humano da ilha” e garantir um futuro “mais próspero e digno” para todos os seus cidadãos.

Categoria:Noticias