Definida meta de zerar casos até dezembro Dengue - Fogo
A Comissão Municipal de Saúde (CMS) e a câmara de São Filipe estabeleceram ontem, terça-feira, 24, como meta reduzir a zero os casos de dengue no município até Dezembro. Neste momento regista-se um “aumento acentuado” de casos diários de dengue na cidade e nas zonas do interior.
A delegada da Saúde de São Filipe, Joana Alves, mostrou-se preocupada com o aumento de casos, mas também pelo facto de o maior número de casos contabilizados serem do tipo 1 que além de apresentar sintomas diferentes deixa toda a população vulnerável, mesmos aqueles que contraíram no passado dengue de tipo 3.
“Apesar das estruturas sanitárias não terem baixado a guarda desde Novembro de 2023 registamos um aumento considerável de casos de dengue e de viveiros de mosquitos”, declarou a delegada de Saúde.
São Filipe “mais que duplicou o número de casos”
Segundo a mesma, nas últimas três semanas as estruturas de saúde registaram aumento de casos, sobretudo nas três últimas semanas, e neste momento São Filipe contabiliza um acumulado de 806 casos suspeitos e 386 confirmados pelos exames laboratoriais.
Só numa semana, São Filipe, “mais que duplicou o número de casos em relação à semana anterior”.