32.º aniversário da Constituição: PR e PM destacam conquistas trazidas pela carta magna

A Constituição da República completou ontem 32 anos da sua promulgação. Sem nenhum acto oficial, tanto o Presidente da República como o Primeiro-ministro, nas respectivas páginas do Facebook, realçaram a importância da efeméride, sobretudo os progressos em áreas como a democracia, a liberdade económica e a boa governança.  

No dia em que se assinalou mais um aniversário da Constituição da República, 25 de Setembro, o chefe de Estado, José Maria Neves, sublinhou a bondade da lei máxima cabo-verdiana, como um documento “moderno”, que inclui “um catálogo de direitos fundamentais, de direitos económicos, sociais e culturais que devem ser promovidos e devem ser respeitados”.

A partir de Nova York, onde se encontra a participar em actividades ligadas às Nações Unidas, JMN instou, mas uma vez, ao respeito às instituições e os símbolos da República, insistindo na necessidade de reforçar a confiança mútua entre os actores políticos.

“É fundamental trabalharmos para que haja mais confiança mútua entre os atores políticos, haja uma elevação no debate político para que discutamos ideias, propostas e não discutir pessoas”, afirmou.  “Devemos construir mais prosperidade e partilhar oportunidades para todos”.

Categoria:Noticias