Qualificação CAN 2025: Bubista com oito novidades em relação à última convocação

O seleccionador nacional, Pedro Brito “Bubista”, já divulgou a lista dos 26 jogadores selecionados para o duplo confronto com o Botswana, em jogo a contar para a terceira e quarta jornadas do grupo C de qualificação para o Campeonato de Africano das Nações (CAN 2025). O primeiro jogo realiza-se já esta quinta-feira, às 15h, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia.

As novidades em relação à última convocação são Márcio da Rosa, Jorge Xavier “Jojó”, Rivaldo Morais, Telmo Arcanjo, Jair Semedo “Yannick”, Jamiro Monteiro, Jovane Cabral e Tiago Correia “Bebé”.

De acordo com Bubista as novidades na convocatória “não são nada de novo” já que todos os 26 escolhidos são “habituais” da seleção nacional cabo-verdiana.

Notas para o regresso à seleção nacional, depois de longa paragem por lesão, do médio do Vitória de Guimarães de Portugal, Telmo Arcanjo e pela chegada de Rivaldo Morais, defesa do Farense, também da primeira liga portuguesa.

Lista alterada quatro vezes em quatro dias

Sobre a demora na divulgação dos convocados, Bubista explicou que só nos últimos quatro dias a convocação foi alterada quatro vezes.

“Nós últimos quatro dias a lista foi alterada pelo menos quatro vezes, devido a lesões ou por indicação dos clubes onde estes militam. Se não fosse por isso a lista estaria divulgada desde sexta-feira, como fazemos normalmente”.

Bubista sublinhou que ainda nenhum dos convocados está no país, mas chegam entre hoje à noite,7, e amanhã,8, de manhã.

Antes da partida de quinta-feira os Tubarões Azuis só terão dois treinos, algo que preocupa o selecionador nacional, mas este diz saber da qualidade que a seleção tem e lembrou que todos os selecionados “têm o costume de jogar juntos”.

Não existe adversário “teoricamente mais fraco”

Sobre o adversário para esta dupla jornada, o Botswana, Bubista diz que não existe adversário “teoricamente mais fraco”, apesar do Botswana ainda não ter pontuado, e espera uma equipa bastante forte, com uma defesa coesa e a jogar em contra-ataque.

Quanto aos Tubarões Azuis, Bubista realça que vão em busca dos seis pontos, com “muita humildade e respeito pelo adversário”, reconheceu que os jogadores podem chegar a este confronto desgastados pela quantidade de jogos que têm feito pelos seus clubes mas “há que ter fome de vitória, fome de querer vencer”.

“A nossa seleção é muito forte, temos um misto de juventude e jogadores mais experientes que torna o grupo coeso(…) sabemos da nossa qualidade e da responsabilidade de garantir os três pontos em casa”, afirma.

Questionado se as novidades vão figurar no onze inicial, Bubista salienta que “qualquer que seja onze terá muita qualidade e sei que os convocados estarão aptos a ajudar a equipa em qualquer momento”.

Categoria:Noticias