De Santa Catarina para o mundo- arte de Edmilson

Edmilson Semedo, de 30 anos, tem se destacado no cenário da moda local com a sua paixão por ‘design’ e reciclagem, especialmente na criação de sapatos. Desde pequeno, Edmilson sempre se sentiu atraído pelo mundo das artes, desenvolvendo um interesse profundo por tudo relacionado à criatividade.
Após concluir o ensino secundário no ano de 2018, ele investiu na sua formação na área de artesanato, com especialização em cabedal. Ao longo do tempo, as suas criações começaram a chamar a atenção da comunidade. Inspirado pelas cores e padrões da sua ilha, Edmilson lançou uma linha de calçados que incorpora elementos da rica cultura cabo-verdiana, transformando a sua pequena oficina num ponto de referência em Santa Catarina.
No entanto, Edmilson enfrenta desafios. Actualmente, conta com um espaço limitado no mercado municipal, que serve mais para exposição do que para produção. O jovem empreendedor destaca que a sua maior dificuldade é encontrar um local adequado que permita, tanto a criação, quanto a venda dos seus produtos.
A sua visão vai além de fazer sapatos bonitos. Edmilson tem se dedicado à criação de produtos sustentáveis, utilizando caixas de leite recicladas para fabricar bolsas e também usa o cabedal para fazer pulseiras, fios e outros itens. E vendendo a um preço acessível onde todos podem comprar, os seus produtos variam de 100 a 3000 mil escudos.
Durante a pandemia da COVID-19, ele adaptou a sua produção e começou a criar máscaras de proteção, ampliando ainda mais as suas operações. Com o crescimento da demanda, Edmilson percebeu a necessidade de expandir o seu negócio e já começou a exportar modelos para outras ilhas e até para o exterior.