Dengue: Autoridades sanitárias contabilizam mais 107 casos de dengue no país

Estes dados constam do boletim informativo diário sobre os casos de dengue divulgados pelo Ministério da Saúde.

Segundo a mesma fonte, na segunda-feira o país registou 118 casos suspeitos, 107 confirmados, um hospitalizado e zero óbito e com isso o país passa a contabilizar 20.816 casos suspeitos, 13.934 confirmados e cinco óbitos acumulados.

Os casos confirmados são da Praia (21), Ribeira Grande de Santiago (12), São Domingos (cinco), São Miguel (um), Santa Cruz (46), São Lourenço dos Órgãos (oito), e São Vicente (14), sendo que um hospitalizado foi registado na cidade da Praia.

A dengue é uma doença aguda infecciosa febril transmitida pela picada de mosquitos “Aedes aegypti” e os sintomas mais frequentes são febre, dores de cabeça, dores no corpo, dores atrás dos olhos, erupção cutânea, diarreia e vómitos.

Perante a situação epidemiológica actual, o Ministério da Saúde avisa que os casos de dengue serão estabelecidos com base em critérios clínicos e epidemiológicos e alerta as pessoas com os referidos sintomas que devem dirigir-se aos serviços de saúde.

Ao nível individual e no contexto domiciliar assinala a importância de se lavar todas as vasilhas e reservatórios, bidões, pratos dos vasos de planta, com água e sabão, pelos menos uma vez por semana, manter o pátio, terraços e quintal sem entulhos e não deixar água acumulada em nenhum lugar.

Categoria:Noticias