Secretário de Estado fala em reconhecimento do país a participação no painel sobre ecossistema tecnológico

O governante fez essa afirmação em declarações à Inforpress sobre a sua participação, esta quarta-feira, no painel sobre “International Cooperation and theTech Ecosystem” (Cooperação internacional e ecossistema digital, em português) na Web Summit 2024, que decorre na capital portuguesa de 11 a 14 de Novembro.

No painel, que deveria ter a participação do vice-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luís Fernandes, Pedro Lopes esteve ao lado da ministra para a Transição Digital de Marrocos, Amal El Fallah Seghrouchni, e moderado pelo editor do Grupo Renascença Multimédia, José Pedro Frazão.

“Fomos convidados pela Web Summit para falamos sobre a tecnologia, os ecossistemas de inovação e políticas públicas. Isso mostra exactamente o reconhecimento que o país tem, porque estamos a falar de um país que faz muito investimento na área do digital, o Marrocos”, frisou.

Para Pedro Lopes, colocar Cabo Verde juntamente com esse país para falar sobre inovação, “mostra aquilo que Cabo Verde tem conseguido, que é ganhar muita visibilidade” pelo que tem país, em termos de políticas públicas, assim como o trabalho com as ‘start-ups’, que é cada vez mais reconhecido lá fora.

Cabo Verde está na Web Summit 2024 com uma delegação chefiada pelo secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, composta por várias dezenas de elementos, entre a Cabo Verde Digital, os 15 start-ups locais de diferentes ilhas, sendo que dez foram seleccionados pelo programa Go-Global, organizações públicas e privadas e parceiros.

A Web Summit 2024, em Lisboa, deverá contar com mais de 70 mil participantes, incluindo mais de 1.000 investidores, 2.750 “start-ups” de 160 países e mais de 300 parceiros.

A cimeira que tem como foco promover conexões “significativas” através de encontros alimentados pelo Summit Engine, o “software” da Web Summit, conta com dezenas de oradores, como a CEO do Bumble, Lidiane Jones, o CEO do Manchester United, Omar Berrada, a presidente da Signal, Meredith Whittaker, o actor e comediante Munya Chawawa, o artista e empresário vencedor do Grammy Pharrell Williams, entre outros.

Em 2023, a Web Summit que decorreu de 13 a 16 de Novembro, com o tema “Inteligência Artifical-IA”, teve a participação de 2.600 “start-ups”, cerca de 70 mil participantes de quase 160 países.

A Web Summit é um evento tecnológico que nasceu em 2010, na Irlanda, e passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, desde 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.

Categoria:Noticias