ACD convoca assembleia extraordinária para demissão dos elementos da direcção

Diamantino Moreno justificou essa convocatória com o estatuto da ACD que defende que perante denúncias a mesa da assembleia pode convocar uma assembleia extraordinária, assim como o seu presidente.
“Neste caso, a mesa da assembleia decidiu convocar uma assembleia extraordinária para o dia 27 de Abril, pelas 10:00, no Cenorf, cuja ordem do dia é a demissão dos elementos da direcção que já manifestaram a indisponibilidade de continuar a trabalhar com o actual presidente”, informou em declarações à Inforpress.
Diamantino Moreno, que tem vindo a denunciar a “gestão danosa” do presidente, afirmou ainda que, nos últimos tempos, a ACD já perdeu dois parceiros muito importantes, que querem ver resolvidos os problemas internos da associação.
Manifestou gratidão pelo facto de o Governo ter anunciado uma auditoria à associação, mas lamentou, por outro lado, o facto de até então não ter acontecido.
“Esperamos que a auditoria comece o mais breve possível para esclarecer tudo o que está a acontecer. Independentemente disso, internamente os sócios têm de ter palavra para decidir para o bem da associação”, disse.
Em Fevereiro deste ano, o presidente da mesa da Assembleia-Geral denunciou anomalias na ACD, entre os quais a ocupação do Bernardino Gonçalves a função de presidente da ACD, presidente do conselho de administração do Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional (Cenorf) e director do Cenorf, configurando centralização de todos os órgãos máximos da associação e do centro.
Na altura, instado a comentar as acusações, Bernardino Gonçalves explicou que a associação conheceu períodos conturbados que culminaram nas eleições realizadas em Abril de 2024 com a nomeação da nova equipa e que neste momento encontra-se numa "fase de transição".
Sobre a assunção dessas e outras atitudes supostamente ilegais, o visado respondeu que a imprensa “não é lugar” de expor a situação “familiar” da associação e que os estatutos e as questões têm locais adequados para serem discutidos.