Electra anuncia investimentos de 370 milhões de escudos para reforço da produção e distribuição de água Sal

O presidente do conselho de administração da Empresa de Produção e Distribuição de Água (Electra), Luís Teixeira, anunciou um investimento de 370 milhões de escudos parareforço e melhoria da produção e distribuição de água no Sal.
O anúncio foi feito em um comunicado enviado à imprensa, depois do administrador e diretores da EDEC, EPEC e Electra terem-se reunido, na ilha do Sal, para auscultar os desafios e constrangimentos enfrentados pelos clientes dos serviços de eletricidade e água.
O encontro, realizado no âmbito das Jornadas Operacionais Descentralizadas, foi liderado por Luís Teixeira, acompanhado dos administradores Neusa Lima e Osvaldino Lopes, e diretores e gestores de projecto das três empresas.
Durante o encontro, conforme uma nota de imprensa, Luís Teixeira aproveitou para apresentar o objecto da missão de cinco dias à ilha do Sal, que tem como principal objectivo “auscultar os desafios e constrangimentos enfrentados pelos clientes nos serviços de eletricidade e água”, promovendo um “diálogo aberto” para melhorias
nos setores.
Destacou os principais investimentos em curso e já financiados para os sectores de eletricidade e água no Sal para o ano de 2025, que conta com financiamento do Governo de Cabo Verde.
Neste âmbito, destacou a nova central elétrica da Palmeira, composta por quatro grupos de geradores de 3,8 (megawatts) MW cada, totalizando 15,2 MW, num investimento de 30 milhões de euros.
A mesma fonte sublinhou que outros projectos já financiados são a Central Solar Fotovoltaica de 5 MW, com produtor independente a APP/Impulso, o sistema de armazenamento com baterias de 6 MW/6 MWh e o projeto de expansão do produtor independente da Cabeólica, previsto ser concluída em finais 2025.