Hospital Baptista de Sousa acolhe missão médica belga para realizar 60 cirurgias de catarata
Uma missão médica belga encontra-se em São Vicente onde vai proceder até sexta-feira a 60 cirurgias de catarata com a utilização da técnica de facoemulsificação, considerada “segura para a remoção de cataratas”.
A informação foi avançada pelo Hospital Baptista de Sousa (HBS) que indicou, em nota, que a vinda da missão se enquadra no âmbito da cooperação entre o hospital e a associação belga “H.E.L.P. vzw”.
“Estão previstos mais de 60 pacientes beneficiados, seleccionados com base na elevada prioridade clínica e idade. A equipa de oftalmologistas será mista, composta por profissionais do HBS e um especialista da associação H.E.L.P. vzw”, informou.
O objectivo desta missão, refere o mesmo documento, é a melhoria da qualidade de vida das pessoas com problemas de visão causados pela catarata, bem como a redução da lista de espera e da necessidade de transferência para o exterior, o que representa um benefício tanto para os pacientes quanto para suas famílias.
“Essa redução resultará em uma diminuição de custos, tanto para os pacientes quanto para o governo e o INPS”, acrescentou o HBS, informando que a próxima missão está agendada para o mês de Janeiro de 2025.
Conforme a mesma nota, a associação H.E.L.P. vzw vem desenvolvendo acções de assistência e cooperação na Ilha de São Vicente, voltadas para a melhoria da prestação de cuidados de saúde, que ao longo dos últimos anos, têm trazido “vantagens evidentes” para a população da ilha.