Seleção nacional de andebol masculino em preparação para o Mundial de 2025
A seleção nacional de andebol sénior masculino está na cidade do Porto, em Portugal, para a segunda fase da preparação dos comandados de Jorge Rito para a 29ª edição do Campeonato do Mundo da modalidade, que se realiza na Croácia, Polónia e Dinamarca, de 14 a 2 de fevereiro de 2025.
A quarta melhor seleção de África em andebol está no Grupo G do Mundial, com as seleções da Eslovénia, Islândia e Cuba.
A segunda fase do estágio decorre no Porto, em Portugal, até ao dia 30 de dezembro.
Cabo Verde, recorde-se, garantiu presença no mundial após o quarto lugar conquistado no Campeonato Africano das Nações (CAN) em janeiro de 2024.
Histórico
Em 2020, Cabo Verde estreou-se no torneio por convite, alcançando a 5ª posição e garantindo pela primeira vez presença no Mundial, um feito inédito para uma modalidade coletiva das seleções cabo-verdianas.
Na segunda participação, em 2022, a equipa foi vice-campeã, quebrando um ciclo de quase 40 anos onde as finais do CAN eram disputadas exclusivamente entre Tunísia, Egito e Argélia.
Em 2024, a Seleção Nacional terminou em quarto lugar, dominando a fase de grupos com vitórias sobre Ruanda, Zâmbia e RD Congo. Nas quartas de final, superou o Marrocos, alcançando as semifinais e se juntando aos tradicionais protagonistas do torneio.
Participação condigna no Mundial
O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e Federação Cabo-verdiana de Andebol assinaram, a 23 de dezembro de 2024, um contrato-programa visando criar as condições para a participação de Cabo Verde no Campeonato do Mundo de Andebol 2025.
Na ocasião a IDJ comprometeu-se a “garantir um conjunto de requisitos, alinhando todos os parceiros, institucionais e recursos financeiros, para que a selecção de andebol tenha uma participação condigna no Mundial”.