Ministério da Saúde garante pagamento de valores em atraso aos enfermeiros contratados até o final desta semana

Em declarações à imprensa, o Director Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do Ministério da Saúde, Silvino Rodrigues esclareceu que no dia 09 de Janeiro, houve uma reunião com representantes do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (Siacsa) e dos enfermeiros contratados, na qual ficou acordado o pagamento das velas correspondente ao mês de Julho, Agosto e Setembro de 2022.
Segundo o responsável, de uma lista de 37 profissionais pendentes, 30 já receberam o pagamento referente ao mês de Setembro, e os valores relativos a Agosto e Julho estão em processamento, com previsão de liquidação até o final desta semana.
“Estamos a trabalhar nesse sentido e esperamos que até sexta-feira todo este montante, que ronda entre 2 mil e 2.500 contos, seja liquidado”, disse.
O mesmo também explicou que sete profissionais ainda aguardam o pagamento por falta de documentos para cadastro, como o Número de Identificação Fiscal (NIF), e garantiu que assim que as informações forem fornecidas, os valores serão imediatamente regularizados.
“Da lista de 37, ficaram sete pendentes, e esses sete não enviaram o NIF e a conta bancária. Começaram agora a enviar as informações e, assim que terminarmos de receber, vamos liquidar também”, explicou.
O director acrescentou ainda que este processo de pagamento está em curso desde 2023 e está sendo resolvido de forma faseada, mas afirmou que “praticamente já está concluído".
Em relação às alegações do presidente do SIACSA, Gilberto Lima, que mencionou uma suposta “manipulação” por parte do Ministério da Saúde, o que teria levado ao fracasso da concretização da manifestação, o director optou por não prestar declarações sobre o assunto.